quinta-feira, 8 de julho de 2010

Crescimento sustentável

Grande meta a ser alcançada pela sociedade global é a do crescimento sustentável. A economia ao lado do regime neoliberal tem chegado a níveis importantes para o bem estar social. Mas, na contemporaneidade, não se pode mais falar em economia dissociada do meio ambiente e dos cidadãos. Deve-se crescer sempre pensando em como chegar a um bom equilíbrio entre as finanças e o meio ambiente. Nesse contexto evidenciado, surge, então, a questão: como alcançar o crescimento sustentável?

Antigamente, quando a cultura de produção ainda era arcaica, não havia qualquer preocupação com a sustentabilidade devido à falta de conhecimento, de informação e da própria evolução. Tempos depois brotou a mecanização que proliferaram as inúmeras instalações de fábricas e de corporações. A quantidade de gás carbônico e de outros poluentes lançados na atmosfera foi exorbitante; pesquisas passaram a mostrar este quadro e a necessidade de se fortalecer o liame entre o crescimento econômico e a sustentabilidade. O Protocolo de Kyoto surge com tal busca pela responsabilidade. Hoje não há mais como dissociar a economia do meio ambiente, pois ambos existem em associação e cooperando entre si. Fugir a essa regra de pensamento caracterizaria um retrocesso.

Crescimento econômico é fundamental para toda e qualquer nação que tenha como finalidade concretizar o bem estar, a educação e a redução das desigualdades entre seus cidadãos. Através da economia se torna possível alcançar a qualidade de vida. E o meio ambiente? Este também é imprescindível ao mundo e ocupa papel de importância mundial.

A todo o momento as pessoas, telespectadoras, vêem nos noticiários desastres naturais acontecerem. Enchentes, inundações, desabamentos são conseqüências da falta de infraestrutura do governo - e mesmo da sociedade - ao cuidar do espaço territorial. Todo país quer crescer e chegar à cúspide do desenvolvimento, mas não pode se esquecer da sustentabilidade. Ações públicas mais cidadãos têm que caminhar rumo ao crescimento sustentável através de medidas que sejam eficazes, pois não cabe somente ao governo atua. Os homens caem no erro quando acham que somente é papel estatal o de cuidar do sustentável. Cada um tem que fazer a parte que lhe cabe.

É necessário aliar benefícios financeiros e ambientais para se chegar ao bem da sociedade. Economia e meio ambiente se complementam; não podem, portanto, ser vistos em separação, pois, juntos, formam uma verdadeira nação. Políticas públicas devem ser implementadas pelo governo para que se chegue ao crescimento sustentável. Entretanto é erro afirmar que só o Estado deve agir. A sustentabilidade é alcançada também com o apoio popular. Homens e Estado, cooperando mutuamente, são instrumentos que guiam ao crescimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário