quarta-feira, 7 de julho de 2010

Qual o papel da imprensa numa sociedade democrática?

O mundo contemporâneo ao lado do processo de globalização e do regime neoliberal prega a livre circulação de informações. Na verdade é quase uma exigência à medida que se deseja a constituição da democracia. Diferentemente de anos passados, hoje, a troca de conhecimentos e de informação acontece a todo o momento. Pessoas de norte a sul se falam e compartilham experiências. É inquestionável que todo cidadão tem o direito à informação, e, nesse quadro, a imprensa vêm a ser fundamental ao passo que fomenta este direito. Surge, então, a inquietação: qual o papel da imprensa numa sociedade democrática?

Primeiro, a imprensa, como facilitadora do acesso às informações pelo cidadão, deve ser aliada a este e a verdade, buscando, de modo incansável, não se desvirtuar dos princípios e dos valores constitucionalmente postos na sociedade. São valores que envolvem a moral e o que é eticamente correto. É claro que a determinação do ético e da moral sofre variação de acordo com o espaço territorial e a própria mentalidade de cada comunidade. O que é certo por uns pode ser errado por outros. Mas é invariável a questão de que a imprensa deve encaminhar junto com a moralidade e a ética. A imprensa não pode andar na contramão da moralidade e da ética.

A imprensa é instrumento da democracia que permite a todos o saber. O sistema democrático afirma ser direito de toda a pessoa o de ter acesso às informações. Fugindo a essa regra a sociedade caminharia rumo a uma repressão social presente no período da ditadura instaurado na sociedade. Quando se fala em democracia a imprensa está incluída exercendo o papel de promover e de facilitar aos cidadãos ter conhecimento dos acontecimentos socioeconômicos e culturais.

Fato é que a imprensa exerce papel fundamental na sociedade que se afirma democrática de direito. Não existe democracia sem imprensa, pois o acesso a informação é direito de toda pessoa. Nesse contexto, a impressa promove o saber entre os cidadãos, fornecendo a estes conhecimentos.

2 comentários:

  1. A minha curiosidade sobre os veículos de comunicação e que tenho notado que uns divulga a realidade dos fatos acontecendo, e outros omitem a realidade dos acontecimentos,aí eu pergunto, qual o correto, divulga a realidade dos fatos ou omitir a realidade dos acontecimentos só para não chocar a sociedade?

    ResponderExcluir