quarta-feira, 30 de junho de 2010

O que é ser homem nos dias de hoje?

Desde os primórdios da sociedade o homem e a mulher já haviam sido estigmatizados. Homem era aquele detentor do poder, quem comandava a família e coordenava as principais funcionais que a sustentavam socioeconomicamente. A mulher, por sua vez, não tinha um papel tão imperioso quanto o do homem. Ela, na verdade, era submissa a este e devia obedecê-lo sem discussão contrária. Devia apenas cuidar do lar, das crias e ser sempre disponível ao homem quando este a solicitava. Enfim, um quadro simples de ser compreendido e executado, com tarefas previamente determinadas. Não há nenhuma informação nova que possa causar espanto, que choque, pois, até hoje, na contemporaneidade, é possível encontrar esse retrato. Claro que houve mudanças – que foram muitas – e agora se discute: o que é ser homem nos dias de hoje?

A sociedade está ganhando um novo perfil ao passo que acompanha as transformações globais. Com o tempo, o mundo que era socialista virou capitalista e massificou seu regime econômico, social e cultura entre todos os espaços territoriais. O mundo agora não tem mais diferentes pólos; ele é único. Foi assim, nesse contexto de mutações, que o homem também mudou de papel. Homem não é mais aquele que possui exclusivamente o poder familiar e nem a mulher é aquela sem voz. Hoje, a mulher, independente, – que era a dona só do lar – é a líder da empresa, é a dona do seu mundo. Ela não precisa mais do companheiro, pois pode fazer e tomar qualquer decisão sozinha. A mulher pode ser quem quiser à medida que possui igualdade perante o homem constitucionalmente garantida.

Homem e mulher passaram a assumir os mesmos direitos e deveres. O homem não é mais superior a ela. Dividem os mesmos espaços, as mesmas posições em empregos e nas tarefas da casa. O homem agora também cuida dos filhos – às vezes, até mesmo sozinho como pai solteiro e separado da sua companheira -, cozinha e pode expressar seu lado sentimental, que tinha sido reprimido, pois homem de verdade era aquele que, por exemplo, não chorava. Homens e mulheres se convertem a todo o momento buscando o bem estar e a felicidade. O ser feliz é primordial.

O ser homem e o ser mulher de hoje não é mais como era antigamente. As mentalidades evoluíram e a sociedade mudou junto com as mudanças do globo terrestre. O mundo exige transformações sociais. Homens e mulheres devem exercer os mesmos deveres e possuir iguais direitos, pois atuam com perfis semelhantes na comunidade. A mulher não deve ser enxergada como só dona da casa e nem o homem como dono do poder. Eles agora buscam crescer social e economicamente com a igualdade já afirmada na Constituição.

Um comentário:

  1. Achei muito interessante a forma de abordar o tema. De fato, homens e mulheres passaram a ter direito e deveres iguais. Não há mais razão de a mulher ser posta em patamar inferior ao do homem, visto ter capacidades iguais; podem e devem assumir as mesmas responsabilidades. Excelente texto... Adorei! Vamos continuar a luta...
    Beijos!

    30/06/10.
    Irlene

    ResponderExcluir